quarta-feira, 13 de março de 2013

Conhecimento e Diversão em Alguns Pontos de Vitória


Espaços de Conhecimento e Cultura em Vitória

Existem vários espaços em vitória que proporcionam  diversão e aprendizagem ao mesmo tempo. São espaços que trazem conhecimentos culturais e científicos com oportunidade de interações tanto para adultos quanto para crianças.Alguns deles são: o Planetário de Vitória, Praça da Ciência, Escola de Ciência Física e Escola da Ciência/ Biologia/História.
Planetário de Vitória

Mantido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Universidade Federal do Espírito Santo( UFES) , o Planetário de Vitória é um ambiente que pode ser visitado por pessoas de todas as idades. O público se diverte conhecendo os planetas, as constelações, os movimentos de translação e rotação e as lendas que envolvem o universo. A principal atração é a sessão Planetário. Ela ocorre numa sala que tem o teto em forma de cúpula, sobre o qual se projetam imagens do céu noturno.Sentados sob a cúpula, num ambiente escuro parecido com o cinema, os espectadores são levados a uma viagem pelo cosmo, que é guiada pela orientação do monitor.As visitas ao Planetário são gratuitas. O agendamento é necessário para os grupos acima de 20 pessoas. Ele é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, pelo telefone (27) 4009-2489, pelo e-mail planetario@planetariodevitoria.ufes.br ou no Planetário.


Praça da Ciência

A Praça da Ciência oferece, gratuitamente, conhecimento e diversão em um local agradável, de frente para o mar, com segurança e amplo estacionamento, além da orientação de monitores durante a visita. As vias de circulação são livres, inclusive para cadeirantes. O acervo é composto por 16 equipamentos que podem ser manipulados para o estudo dos conceitos científicos ligados principalmente à Física. É um local muito visitado por crianças e apreciadores da Ciência. Fotografias e filmagens são permitidas.
Grupos acima de 15 pessoas devem agendar a visita, que é gratuita.

Telefone: (27) 3345-0882, no horário comercial ou por email: pracaciencia@hotmail.com.Horário de funcionamento: de terça a sábado e feriados, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas; domingos, das 14 às 18 horas.



Escola da Ciência Física

A Escola da Ciência - Física tem a proposta de popularizar a física, abordando conceitos ligados à eletricidade, à óptica e à mecânica de forma a encantar os visitantes. Desperta-se a curiosidade das pessoas, e, dessa forma, muitas acabam compreendendo melhor certos fenômenos científicos.Durante a visitação, um monitor apresenta ao público todos os equipamentos presentes no museu de ciências. É possível testá-los, tornando o roteiro ainda mais divertido. Assim, o visitante é capaz de experimentar a desorientação espacial ou a escalada em uma parede de oito metros de altura, situações incomuns no dia a dia.As visitas são gratuitas para estudantes de escolas públicas ou privadas e para a comunidade. Grupos acima de 10 pessoas precisam agendar a visitação, pois eles requerem monitores exclusivos. 

Mensalmente, a partir do dia 15, agendam-se as visitas do mês seguinte, por meio do telefone (27) 3233-3556, pelo e-mail ecienciafisica@gmail.com ou no próprio espaço.

 

Escola da Ciência - Biologia e História

A Escola da Ciência - Biologia e História (ECBH) é um museu que une natureza e cultura para falar da identidade capixaba. Parte-se do princípio de que esses conceitos não podem ser abordados separadamente, pois o homem cria sua cultura ao interferir no espaço natural. No entanto, a interferência sem reflexão prejudicou os diversos ecossistemas locais, levando à redução da cobertura da Mata Atlântica, à destruição quase completa da Restinga e ao avanço dos aterros sobre as regiões de Manguezal.

Atrações:

Quem passar pelo museu vai encontrar diversos elementos que facilitam o aprendizado acerca da identidade capixaba. É possível observar maquetes do patrimônio histórico regional; animais taxidermizados oriundos de ecossistemas (Restinga e Mata Atlântica); artefatos arqueológicos, que provam a existência de populações pré-históricas em nossa região; bem como aquários com fauna marinha e fluvial que ocorrem ou não no Espírito Santo.No espaço dedicado ao bairro Santo Antônio, o visitante poderá contemplar diversas fotos antigas e atuais da região e a maquete da Basílica de Santo Antônio. O bairro é o mais antigo da capital.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas; sábados e feriados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário