quinta-feira, 14 de março de 2013

A aprenzagem de instrumentos musicais


Aprendedo instrumentos musicais

 


Quando falamos de musicalização infantil dizemos de um desenvolver o gosto musical como construção do desenvolvimento cognitivo, artístico e pessoal da criança.  Segundo Carneiro é uma forma de tornar o individuo sensível  e receptivo ao fenômeno sonoro.

A música é fundamental para o desenvolvimento da criança, principalmente das pequenas – pois é um dos modos der expressão do individuo como ser de capacidades, experiências, vivencias. Alem disso proporciona maior integração entre as próprias crianças e a interação na sociedade de modo geral. Ajuda a desenvolver a autonomia, o desenvolvimento e aprendizagem de seu próprio corpo ( o que é muito importante para as crianças pequenas). Também auxilia no desenvolvimento da linguagem da criança.

A música proporciona de forma lúdica o aprendizado no: andamento da musica - ritmo e compasso : coordenação motora; letra: estimula a memorização e o desenvolvimento da linguagem.

Falando musica podemos tocar no assunto de que crianças que aprendem um instrumento musical são significativamente beneficiadas, pois aumenta a capacidade cognitiva do cérebro.  Proporciona o aumento da capacidade motora principalmente das mãos, aumenta em grande proporção estimulo visual e auditivo.

Alem de adquirir melhor concentração, melhorar a autoestima da criança e controle de seus movimentos, aumenta a capacidade da memória, refina a sua gestão de tempo e habilidades organizacionais, trabalhar em equipe, gestão de tempo  e habilidades organizacionais, melhora a coordenação, habilidade matemática, leitura e compreensão de textos, alem de ajudar a desenvolver a responsabilidade. Promove a auto-expressão, alivia o estresse. Cria um sentimento de conquista, promove suas habilidades sociais, aumenta as suas habilidades de escutar, ensina disciplina,
eleva as habilidades de seu desempenho e reduz o medo do palco, promove a felicidade em sua vida e aqueles ao seu redor. Os benefícios são muitos e de extrema importância para o desenvolvimento da criança é inevitavel negar.



por: Elaine V. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário