segunda-feira, 11 de março de 2013

Educação Nutricional


Para as crianças, a aparência ou apresentação do alimento é tão importante quanto o sabor. Por isso, abuse das técnicas de culinária para tornar frutas, legumes e verduras mais interessantes aos olhos dos pequenos e incentivá-los a comer de tudo um pouco. 
  


Algumas crianças também gostam de cozinhar quase tanto quanto de comer. Aproveite essa curiosidade natural delas para torná-las mais receptivas a novos sabores e texturas, convidando-as a participar da preparação dos alimentos. Você vai ver que a culinária pode ser uma excelente ferramenta no processo de educação nutricional, criando responsabilidade e autonomia nos alunos.

Oficinas culinárias

Trabalhar com oficinas culinárias na escola é divertido e, ao mesmo tempo, educativo e saudável. Para a realização dessas oficinas: 
 Tenha conhecimentos prévios sobre alimentação saudável, higiene, pirâmide dos alimentos, funções dos nutrientes etc. 
 Elabore receitas criativas ou peça que o aluno traga alguma receita de casa, sendo que o educador deve especificar o tema abordado. 
 É preciso ter uma cozinha na escola. 
 Separe todos os ingredientes e utensílios de cozinha. 
 Lave suas mãos e as dos alunos antes de qualquer procedimento na cozinha. 
 Caso os alunos tenham avental, incentive o uso, bem como toucas e cabelos presos. 
 Prepare os alimentos com os alunos, com bastante cuidado e atenção!

Vitamina festa das frutas

Ingredientes:
 Frutas (banana, maçã e morango) 
 Leite desnatado e iogurte desnatado
Modo de preparo: 
Lave os morangos em água fria e deixe escorrer. Higienize numa solução clorada por 10 minutos. Retire-os da solução e lave-os em água limpa. Reserve. Descasque a banana e a maçã. Coloque a banana, a maçã e os morangos no liquidificador. Acrescente o leite, o iogurte natural e um pouco de mel. Bata a mistura até ficar de uma cor só, sem pedaços, e sirva.

Dica esperta!
Durante as atividades, estimule a participação das crianças. Mostre a fruta inteira, explique a importância de lavar a fruta antes do preparo, deixe a criança pegá-la e experimentar, fale sobre os alimentos durante o preparo e coloque um nome divertido nos pratos.

Sanduíche divertido

Ingredientes:
 Pão de forma 
 Cenoura cozida cortada em rodelas
 Cenoura crua ralada
 Tomate cortado no formato de meia-lua 
 Tomate-cereja 
 Alface crespa picada em tiras ou folhas inteiras 
 Abobrinha ralada cozida 
 Beterraba cozida cortada em palitos 
 Requeijão light ou queijo branco ou peito de peru
Montagem: 
1. Deixe todos os ingredientes preparados em vasilhas separadas.
2. Estimule a criatividade das crianças, sugerindo que elas preparem um sanduíche fazendo uma carinha. Por exemplo: que o pão seja o rosto, a cenoura em rodelas sejam os olhos e que a alface seja o cabelo.
3.
 Você pode fazer uma carinha em uma folha de sulfite para as crianças terem como exemplo.
4.
 Fotografe os pratos antes de as crianças saborearam os lanches.

Dica esperta!
(...) Durante a atividade, ressalte a importância de cada nutriente dos alimentos. Por exemplo: a cenoura é rica em vitamina A e é importante para a visão, ou explique os grupos alimentares e a importância de cada um deles (energéticos, construtores e reguladores).
Monte cardápios coloridos e sirva de forma divertida, criando desenhos nos alimentos e ao mesmo tempo incentivando a participação das crianças na elaboração dos pratos (...).

Veja mais atividades que podem ser realizadas:
 Concurso de receitas: peça para as crianças trazerem uma receita que seja saudável e da qual elas gostem e discuta sobre as receitas em sala de aula. A melhor receita será realizada em uma das aulas de culinária.
 Carinha de frutas: monte uma carinha tendo como base apenas frutas (maçã, pera, uva etc.). Recorte a boca, os olhos e o nariz com uma faca na maçã ou na pera e faça o cabelo com um cachinho de uvas preso com palitos de dentes, por exemplo.
 Prepare bolinhos de espinafre, bolo de cenoura, salada de frutas, entre outras receitas que as crianças possam auxiliar na elaboração e, ao mesmo tempo, manipular os ingredientes, pois isso as incentiva a experimentar novos alimentos.


Beijos,
Jessica Lima de Vasconcellos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário