O Que é Língua Brasileira de Sinais?

A
Língua Brasileira de Sinais -
Libras e a Língua Portuguesa são as línguas que permeiam a educação de surdos e
se situam politicamente enquanto direito.
A aquisição dos conhecimentos em língua de sinais é uma das formas de garantir a aquisição da leitura e escrita da língua portuguesa pela criança surda. O ensino da língua de sinais e o ensino de português, de forma consciente, é um modo de promover o processo educativo.
A aquisição dos conhecimentos em língua de sinais é uma das formas de garantir a aquisição da leitura e escrita da língua portuguesa pela criança surda. O ensino da língua de sinais e o ensino de português, de forma consciente, é um modo de promover o processo educativo.
O
Português é a língua oficial do País, uma segunda língua para pessoas surdas o
que exige um processo formal para sua aprendizagem.
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Vocabulário
Trata-se de um material que aborda a forma bilíngüe de
efetivar a alfabetização de crianças com surdez, podendo colaborar com a
formação continuada de professores, de forma a melhorar a qualidade da
educação.
Provocar nos alunos o interesse pelo tema da leitura por meio de uma discussão prévia do assunto, ou de um estímulo visual sobre o mesmo, ou por meio de uma brincadeira ou atividade que os conduza ao tema pode facilitar a compreensão do texto.
As atividades podem ser utilizadas desde o início do processo de aquisição da leitura e escrita, ou seja, com aquelas crianças que ainda não tiveram nenhum contato com o português, até o final das séries iniciais, em que a criança já se encontra alfabetizada.
Nesse sentido, há processos em que ocorre a tradução dos conhecimentos adquiridos na língua de sinais, dos conceitos, dos pensamentos e das ideias para o português.
O ensino do português pressupõe a aquisição da língua de sinais brasileira a língua da criança surda. A língua de sinais também apresenta um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem do português. A ideia não é simplesmente uma transferência de conhecimentos da primeira língua para a segunda língua, mas sim um processo paralelo de aquisição e aprendizagem em que cada língua apresenta seus papéis e valores sociais representados.
Como
o surdo se expressa para comunicar sua língua materna?
A língua de sinais é uma língua espacial-visual e existem muitas formas criativas de explora-las. Configurações de mão, movimentos, expressões faciais gramaticais, localizações, movimentos do corpo, espaço de sinalização, classificadores são alguns dos recursos discursivos que tal língua oferece para serem explorados durante o desenvolvimento da criança surda e que devem ser explorados para um processo de alfabetização com êxito.
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estabelecimento do olhar
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exploração das configurações de mãos
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exploração dos movimentos dos sinais (movimentos internos e externos, ou seja,
movimentos do próprio sinal e movimentos de relações gramaticais no espaço)
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utilização de sinais com uma mão, duas mãos com movimentos simétricos, duas
mãos com movimentos não simétricos, duas mãos com diferentes configurações de
mãos.
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uso de expressões não manuais gramaticalizadas (interrogativas, topicalização,
focus e negação);
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exploração das diferentes funções do apontar;
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utilização de classificadores com configurações de mãos apropriadas (incluem
todas as relações descritivas e preposicionais estabelecidas através de
classificadores, bem como, as formas de objetos, pessoas e ações e relações
entre eles, tais como, ao lado de, em cima de, contra, em baixo de, em, dentro
de, fora de, atrás de, em frente de, etc.);
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exploração das mudanças de perspectivas na produção de sinais;
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exploração do alfabeto manual;
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estabelecimento de relações temporais através de marcação de tempo e de
advérbios temporais (futuro, passado, no presente, ontem, semana passada, mês
passado, ano passado, antes, hoje, agora, depois, amanhã, na semana que vem, no
próximo mês, etc.);
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exploração da orientação da mão;
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especificação do tipo de ação, duração, intensidade e repetição (adjetivação,
aspecto e marcação de plural);
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jogos de perguntas e respostas observando o uso dos itens lexicais e expressões
não manuais correspondentes;
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utilização de “feedback” (sinais manuais e não-manuais específicos de
confirmação e negação, tais como, o sinal CERTO, o sinal NÃO, os movimentos de
cabeça afirmando ou negando);
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exploração de relações gramaticais mais complexas (relações de comparação, tais
como, isto e aquilo, isto ou aquilo, este melhor do que este, aquele melhor do
que este, este igual àquele, este com aquele; relações de condição, tais como,
se isto então aquilo; relações de simultaneidade, por exemplo, enquanto isto
acontece, aquilo está acontecendo; relações de subordinação, como por exemplo,
o fulano pensa que esta fazendo tal coisa; aquele que tem isso, está fazendo
aquilo);
-
estabelecimento de referentes presentes e não presentes no discurso, bem como,
o uso de pronominais para retomada de tais referentes de forma consistente;
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exploração da produção artística em sinais usando todos os recursos sintáticos,
morfológicos, fonológicos e semânticos próprios da LSB (tais recursos incluem,
por exemplo os aspectos mencionados até então). A proposta é de tornar rica e
lúdica a exploração de tais aspectos da língua de sinais que tornam tal língua
um sistema linguístico complexo. www.ines.org.br/libras/index.htm
Metodologia:
Desenvolvimento
das atividades
Obviamente
que este processo de leitura deve estar imerso em objetivos pedagógicos claros
no desenvolvimento das atividades. Estes são alguns dos objetivos a serem
trabalhados pelo professor (em sinais):
Desenvolver
o uso de estratégias específicas para resolução de problemas
Exercitar
o uso de jogos de inferência
Trabalhar
com associações
Desenvolver
as habilidades de discriminação visual
Explorar
a comunicação espontânea
Ampliar
constantemente vocabulário,
Oferecer
constantemente literatura impressa na escrita em sinais
Proporcionar
atividades para envolver a criança no processo de alfabetização como autora do
próprio processo
Bjinhos
: Elaine Vieira Pereira
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